47 99969-5155 47 3323-8787
Nossos Produtos
Voltar Novidades

O que diz a NR12 sobre blocos de segurança.

O que diz a NR12 sobre blocos de segurança.
O anexo VIII da norma técnica NR12 estabelece que prensas e similares são máquinas utilizadas na conformação e corte de diversos tipos de metais

O anexo VIII da norma técnica NR12 estabelece que prensas e similares são máquinas utilizadas na conformação e corte de diversos tipos de metais.

O texto regulatório indica seis grupos de equipamentos (1. martelos de queda; 2. dobradeiras; 3. recalcadoras; 4. guilhotinas, tesouras e cisalhadouras; 5. dispositivos pneumáticos e hidráulicos; e 6. outras máquinas similares não relacionadas) como similares de prensas, pois apresentam funções e riscos equivalentes.

A norma brasileira prevê em seu item 4 (subitens 4.3, 4.3.2, 4.3.4 e 4.3.5), que prensas e equipamentos similares devem ser equipados com blocos de segurança ou válvulas em redundância com características iguais ao monitoramento dinâmico. Em caso de sistema de válvulas com monitoramento dinâmico externo por pressostato ou equivalentes, todo o processo de monitoração deve ser feito por meio de um CLP.

Outro destaque na NR12 é a necessidade de instalação de um sistema de retenção que impeça qualquer movimento acidental da maquina, evitando desta forma possíveis acidentes. Além disso, o texto regulatório também esclarece que, quando utilizado sistema hidráulico, a válvula ou o sistema de retenção deve ficar o mais próximo possível do cilindro.

Para informações sobre as tecnologias Parker que atendam às exigencias da NR12, entre em contato conosco.

Artigo Parker Original: Acesse Aqui

 

 

Quem Distribuímos
Onde estamos
By Natela - Soluções Web